A sociedade civil
A sociedade civil é um conjunto de organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade participativa, por oposição às estruturas estatais e empresarias. Podemos incluir neste conjunto as associações profissionais, sociais, desportivas, as cooperativas, as corporações, os grupos ambientalistas, as associações humanitárias, os grupos de defesa dos direitos do consumidor, os grupos religiosos, os partidos políticos entre muitos outros.
Exemplo de organismos da sociedade civil são a Cruz Vermelha, o Banco Alimentar, os Bombeiros e também, no meu bairro, temos o exemplo dos Alunos de Apolo.
Os homens em Portugal maltratam as mulheres, agridem-nas e obrigam-nas a fazer tarefas que elas não querem. Na Europa, Portugal é o país onde se regista mais violência doméstica. Também na dimensão profissional os homens continuam a ganhar mais dinheiro do que as mulheres.
A sociedade civil podia tentar criar grupos para estes homens que maltratam as mulheres e convidar cada um a falar sobre os casos que tiveram com as mulheres deles e também ajudá-los a perceber que a violência doméstica não devia acontecer e não resolve nada. Podia também criar um outro grupo de crianças para lhes mostrar que não se deve bater em pessoas amigas e que se devem relacionar num patamar de igualdade.
No que diz respeito ao meu contributo, tenho muito amigos e amigas, e a minha maneira de tratá-los é boa pois apesar de estar sempre na brincadeira, tento não desrespeitar ninguém em função do sexo.
Sem comentários:
Enviar um comentário